
Vocês sabiam que o dia do amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo? Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Foi adotado, inicialmente, em Buenos Aires, Argentina, pelo Decreto nº 235/79, sendo que gradualmente outras partes do mundo foi aderindo a idéia de haver em suas comemorações, um dia especial e separado aos amigos.
No Brasil, o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo a data magna do Amigo.
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
Já em alguns outros países, tais como os Estados Unidos, comemora-se no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day em inglês).

O mais interessante é que o comércio ainda não se despertou para esta data; não há um aquecimento assoberbado nas compras de presentes endereçados aos velhos e grandes amigos, parece-me. Meu Deus, será que não se fazem amigos como antigamente ou só poderemos confiar o título ao “irracional” e companheiro cão? Não, mesmo! Ainda hoje, logo pela manhã, recebi um cartão virtual, parabenizando-me pelo dia do amigo, ainda esquecido por muitos e lembrado por poucos, embora com quase quatro décaddas de existência!
Sendo assim, muito embora se tente descrever as características de um amigo ou até se busque o Houaiss, um dos mais bem conceituados dicionários da línga portuguesa, esbarramos em meras definições, cujas palavras, às vezes, não atendem a nossa realidade. Sentimento de amizade é algo relativo, cada um sente da forma que bem lhe convier e atenda às expectivas do seu grupo, dos seus pares. O que não se pode esquecer é que ser amigo é ser efetivamente humano, precisamos ser humanos, precisamos humanizar o que está se perdendo, e enradiar a todos com a capacidade de demonstrar afeto, ainda que seja de forma relativa.
Feliz dia do amigo, amigos!
Por Luciel Pereira