quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mensalão


Há algum tempo tem-se ouvido muito falar de “mensalão”. O que seria tal neologismo? Será que é mais um produto tecnológico jogado ao gosto daqueles que se deleitam no gozo do consumo? Será que é mais uma descoberta da ciência em busca da cura de alguma moléstia? Não sei, não, viu! Na verdade há muitas falácias sobre o tal “mensalão”, já me propus meditar sobre a etimologia desse vernáculo, mas na verdade não cheguei a nenhuma conclusão.

O que me parece é que “mensalão” é a ligação da palavra de origem americana men (homens) com a palavra da língua portuguesa salão (grande sala); no afã do meu pensamento, conclui que seria um delírio a minha definição. Então, o que seria esse alarido? Os políticos correm de um lado para o outro, os papéis com suas anotações são seus cobertores. Alguém afirma que mensalão é algo muito ruím, há até decoro para se tratar desse nosso novo hóspede!

O centro do país está alvoraçado com tantas objeções, os “carros pretos” sobem e descem o Planalto; homens importantes têm sido convidados a sentar-se à mesa e expõem seus sofismas.

Quem está certo? Quem está proferindo inverdades? Será que esse tal de “mensalão” cumprirá o costume do país? Servirá “pizza” como cardápio principal, especialidade dos gourmets que fazem dos grandes parlamentos as suas cozinhas de especiarias?

Na verdade, como afirmei no começo, acho que “mensalão” são vários homens que se banqueteiam com as primícias do povo brasileiro, levando, até na cueca, aquilo que os patriotas têm produzido com o suor do labor secular; o salão é o ambiente muito bem decorado, arejado, propício à degustação dos manjares suculentos que engordam as panças dos paraísos fiscais e tornam the men obesos pela gula e a ganância do poder.

Por Luciel Pereira

4 comentários:

Unknown disse...

Luciel,
Parabéns,você é excelente. Como você conseguiu tamanha elegância, para falar de um assunto tão sórdido, você é tão sábio que desta forma que você escreveu, mais esclarecedora, nítida e vergonhosa, você consegue esclarecer esta situação.
Beijos, Sarah

Unknown disse...

pow maninho lindo você e muito
nao sei nem explicar mais gostei realmente so voce para pooder tratar de um assunto tao grave
mais o que ue naum sabemos ainda e quando isso ira acabar. espero que o mais rapido possivel >
parabéns ficou muito lindo o seu documentário!
bjão maninho!

Maria Auxiliadora disse...

Mensalão para mim tem fácil definição: Injustiça.
O povo trabalha duro e pesado durante todo o dia numa rotina de 6-7 dias semanais, quando encontra oportunidade para tal, e recebe um trocado para o guaraná - míseros R$415,00 - quando uma cúpula de homens, que se dizem instruídos, desfrutam desse suor desordenadamente, criando leis que lhes favorecem ascendentemente. Trabalham muito pouco e recebem o que não merecem.
Se colocarmos numa balança o trabalho que ambas as partes realizam, concluiremos que a remuneração está chegando certa em mãos erradas.

Edileuza Pereira disse...

Oi Profº Luciel,
Muito intessante seu blog. Muito mesmo. Por tudo que você produziu a cerca da Língua Portuguesa.
Mas, é duro lembrar desse tal mensalão, que como tudo de absurdo em nosso páis, terminou em pizza. Que pena! Que pena não è?
Quando será que teremos um país sério e justo para todos.
Que não só seus colegas, mas também seus alunos possam desfrutar desse objeto de saber. Seu blog.
Sucesso,
Edileuza