domingo, 20 de julho de 2008

Dia do amigo



Vocês sabiam que o dia do amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo? Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Foi adotado, inicialmente, em Buenos Aires, Argentina, pelo Decreto nº 235/79, sendo que gradualmente outras partes do mundo foi aderindo a idéia de haver em suas comemorações, um dia especial e separado aos amigos.

No Brasil, o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo a data magna do Amigo.

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

Já em alguns outros países, tais como os Estados Unidos, comemora-se no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day em inglês).



O mais interessante é que o comércio ainda não se despertou para esta data; não há um aquecimento assoberbado nas compras de presentes endereçados aos velhos e grandes amigos, parece-me. Meu Deus, será que não se fazem amigos como antigamente ou só poderemos confiar o título ao “irracional” e companheiro cão? Não, mesmo! Ainda hoje, logo pela manhã, recebi um cartão virtual, parabenizando-me pelo dia do amigo, ainda esquecido por muitos e lembrado por poucos, embora com quase quatro décaddas de existência!

Sendo assim, muito embora se tente descrever as características de um amigo ou até se busque o Houaiss, um dos mais bem conceituados dicionários da línga portuguesa, esbarramos em meras definições, cujas palavras, às vezes, não atendem a nossa realidade. Sentimento de amizade é algo relativo, cada um sente da forma que bem lhe convier e atenda às expectivas do seu grupo, dos seus pares. O que não se pode esquecer é que ser amigo é ser efetivamente humano, precisamos ser humanos, precisamos humanizar o que está se perdendo, e enradiar a todos com a capacidade de demonstrar afeto, ainda que seja de forma relativa.

Feliz dia do amigo, amigos!

Por Luciel Pereira

8 comentários:

Unknown disse...

Não me surpriende o fato de um texto tão bem escrito, afinal se trata de um amigo abençoado por em sua inteligência e força de vontade!
Parabéns...

Anônimo disse...

sempre seus textos surpreendem e inspiram.. atraem boas energias!!!
parabéns pelo dom divino!!!!
bjs e feliz dia do amigo!!!!

Anônimo disse...

Nossa Luciel, texto perfeito.
Tha massa viu?
abraçOs i ParabénS! Feliz dia do Amigo!!!

Maria Auxiliadora disse...

Olá, Lúre!
Esse texo é verdadeiro. A amizade está em extinção em nossos dias, mas graças a Deus que não foi extinto. Ainda é possível ter amigos como você.
Que o Senhor continue te abençoando, Amigo!

Unknown disse...

Amigos!!!!!
Uma palavra que a muito tempo muitas pessoas não sabem definir ou comentar o que significa, está se tornando raridade uma verdadeira amizade com certeza, a medida que o tempo passa percebo mais e mais essa verdade...
Mas vc como sempre sabe expressar de forma brilhante a importância desse dia...
Prabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ÓLÁ LUCIEL, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG,ESTÁ RECHEADO DE TEMAS MARAVILHOSOS E RICO PARA O NOSSO CONHECIMENTO CULTURAL E INTELECTUAL.inclusive esse tema "Dia do Amigo".Pois sabemos que quem sabe cultivar uma amizade o dia do amigo são todos os dias. E quero ressaltar que pode até ser que cientificamente foi criado por esse argentino.Mas nós que conhecemos a biblia sabemos que a amizade foi criada por DEus. E na biblia temos vários exemplos de amizades como( Noemi e rute e etc...)Agora vc sabia que, “A amizade é uma das maiores dádivas que o ser humano pode receber?. Ela está para além dos alvos comuns, dos interesses compartilhados ou das mesmas histórias. É a alegria de dar e receber, de amar e sofrer, de confiar e entregar sem reservas. É estar com o outro mesmo quando não podemos nem aumentar a alegria, nem diminuir a tristeza.”
“ Nossa incapacidade de compreender o significado e a profundidade da amizade compromete, não só nossa humanidade, mas sobretudo, nossa relação com Deus.
Lembre da passagem de Jó 6:14 que diz:“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.”
Você estar de Parabenéns amei esse tema. Falar de amizade é comigo mesmo.Que DEus continue lhe abençoando. Bjocas!.

Akil Nassor disse...

Primeiro quero dizer que é uma HONRA desmedida poder comentar um texto seu meu amigo, segundo lugar, falar de algo tão essencial a vida do ser humano como a amizade e que as pessoas cada dia que passa valorizam menos torna maior a responsabilidade, tanto de quem escreve quanto de quem comenta, mas as coisas são exatamente como você colocou.
Você foi muito feliz em suas colocações. Assim sendo não tenho o que tirar nem colocar, a não ser que continuemos sendo sempre os melhores amigos para os outros.
Grande abraço e um "FELIZ DIA DO AMIGO" mesmo que atrasado.

Emerson Bastos disse...

Realmente seu texto foi muito bem escrito e sobretudo inspirador. Feliz por te-lo como parte ativa no meu ciculo de amizades. "God Bless you"....Abracos